um sorriso para se lembrar



nós tínhamos peixes dourados e eles ficavam dando voltas
no aquário sobre a mesa perto das cortinas pesadas
cobrindo a vista da janela e
minha mãe, sempre sorrindo, querendo que todos nós
estivéssemos  felizes, me disse, 'seja feliz Henry!'
e ela estava certa: é melhor ser feliz se você
pode
mas meu pai continuava a bater nela e em mim várias vezes por semana enquanto
se enfurecia em seus 1,88 de altura, porque ele não conseguia
entender o que estava atacando-o por dentro

minha mãe, pobre peixe,
querendo ser feliz, apanhando duas ou três vezes por
semana, dizendo-me para ser feliz: ‘Henry, sorria!
por que você nunca sorri?’

e então ela sorria, para me mostrar como se fazia, e era o
sorriso mais triste que já vi

um dia os peixes dourados morreram, todos os cinco,
eles boiaram na água, de lado, seus
olhos ainda abertos,
e quando meu pai chegou em casa ele jogou-os para o gato
lá no chão da cozinha e nós observávamos enquanto minha mãe
sorria.

5 comentários:

  1. camarada,acho que podes me ajudar. Tempos atras li um poema que dizia mais ou menos assim: o amor é alguma coisa entre o paraiso e o esgoto...

    Sabes se tal trecho pertence a algum poema de Bukowski???

    ResponderExcluir
  2. "Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Portugal e um pais pobre... ignorancia faz parte da minha cultura portuguesa!
    PORTUGAL e uma merda e verdade e verdade! Nao trabalhos pa os Velhos e os Jovems...e verdade e verdade! E racismo puro e muito desgraciado!"

    ResponderExcluir
  3. Impossível não ser fã do Velho Buk. Discordo de algumas coisas que ele dizia, mas no geral, ele sempre tinha algo a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  4. PUBLICAÇÃO LIVROS
    Tem um texto e quer transformá-lo em formato de livro impresso ou mesmo virtual, faço:
    Diagramação, Formatação.
    Capa (Com uma imagem enviada pelo autor).
    Aquisição do ISBN
    Ficha e código de Barra
    E Publicação em portais para que sua obra seja vendida na internet, tanto em livro impresso, como e-book virtual, o autor recebe seu direito autoral sobre as vendas em sua conta Bancária cadastrada.
    Para o autor (a) fazer um lançamento, há gráficas com o menor preço para imprimir, com pequena ou grande tiragem.
    Entre em contato
    autorcriador@gmail.com
    westemautor@gmail.com
    criadorautor@gmail.com

    ResponderExcluir